Gastrite enantematosa – o que é essa doença?

Primeiramente para entender o que é a gastrite enantematosa, temos que entender o que é gastrite.

O que é a gastrite enantematosa.

A gastrite é uma inflamação mucosa que se gera nas paredes estomacais. Essa inflação provoca uma série de incômodos aos indivíduos como: forte sensação de queimação no estômago, náuseas, inchaços abdominais e vômitos.

Mas o que é gastrite enantematosa?

A gastrite enantematosa assim com a gastrite normal é uma inflamação nas paredes do estômago, a grande diferença é que a gastrite enantematosa é uma inflamação no epitélio estomacal onde há um ferimento na mucosa. Quando falamos em gastrite enantematosa do antro, nos referimos a inflação na parte final do estômago.

Existe varias inflamações na região do estômago como o caso da esofagite, uma lesão na parte anterior do estômago.

Conheça também a gastrite erosiva e seus perigos.

Como diagnosticar a gastrite enantematosa?

Diagnóstico da gastrite enantematosa.

Assim como uma gastrite normal a gastrite enantematosa pode ser diagnosticada por meio de uma endoscopia.

A endoscopia é um procedimento que capta imagens dentro do corpo humano. A endoscopia pode ser anal, ventricual ou gastrointestinal. Para diagnosticar gastrite o método é a endoscopia gastrointestinal.  Esse tipo de endoscopia permite ao médico ver na tela de vídeo toda a parte interna do revestimento interno do esôfago, estômago e Duodeno.

Como é feita a endoscopia para diagnosticar a gastrite?

O exame é feito através de um aparelho chamado endoscópio. O endoscópio é um tubo flexível que mede em torno de um metro.  Na ponta do endoscópio contém uma microcâmara capaz de captar as imagens.  O endoscópio é introduzido através da boca do paciente até chegar o estômago. As microcâmaras permitem visualizar o estado do esôfago, estômago e Duodeno.

Ficou curioso em ver como é o estômago por dentro? Graças à tecnologia e acessibilidade podemos ver no vídeo a seguir exatamente como as microcâmaras do endoscópio captam as imagens dentro do estômago e diagnostica a inflação da gastrite enantematosa.

O procedimento pode provocar horror a algumas pessoas, mas hoje em dia existem muitos métodos de anestesista para realizar o exame de endoscopia. É um pouco incomodo, mas é necessário para as pessoas que sofrem de qualquer tipo de gastrite, já que o exame permite um diagnostico mais efetivo e logo o médico pode dar o tratamento adequado para combater a gastrite e evitar danos piores como a úlcera e até mesmo um câncer estomacal.

O que acontece se é diagnosticada a gastrite enantematosa?

Quando diagnosticada a gastrite enantematosa, o médico irá adotar um tratamento médico que pode ser feito através medicamentos e uma alimentação adequada para aliviar e combater a gastrite enantematosa.

Os remédios para combater a gastrite enantematosa geralmente são: Esomeprazol, Rabeprazol, Aciphez, Nexium e Pariet. Lembramos que toda a medicação deve ser prescrita por um médico, cada caso é um caso, por isso não se automedique.

Algumas pessoas recorrem a medicina natural a base de sucos e chás naturais, como: espinheira santa, suco de batata inglesa, suco de mamão, suco de couve flor. Se você começou um tratamento para combater a gastrite enantematosa, é aconselhável que seu médico esteja ciente de tudo que você esta ingerindo, mesmo que seja substancia naturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *