Gastrite nervosa – sintomas, causas e tratamentos da doença

A gastrite é uma inflamação mucosa nas paredes do estômago. A gastrite causa uma sensação de queimação no estômago e pode ocorrer até sangramentos digestivos. Existem vários tipos de gastrites e uma dela é a gastrite nervosa.

Gastrite nervosa.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a gastrite nervosa, uma mal que infelizmente ataca principalmente a mulheres jovens. O cotidiano corrido muitas vezes provoca estresse e quando acompanhado de uma má alimentação como a ingestão de refrigerantes, álcool e café podem causar efeitos prejudiciais no estômago.

Segundo os médicos, 7 a cada 10 pacientes que os procuram por causa de gastrite, tem gastrite nervosa.  Esse é um número geral, se vamos analisar as taxas de jovens, esse número sobe para 9. Infelizmente segundo os dados, os médicos informam que o número maior de pacientes com gastrites nervosa são mulheres.

Qual a diferença entre gastrite clássica e gastrite nervosa?

Qual a diferença entre gastrite clássica e gastrite nervosa?

Existem certa diferenças entre os dois tipos de gastrite, uma é que a gastrite clássica atinge diretamente a mucosa do estômago o que causa uma inflamação, já a gastrite nervosa não causa nenhum dano aparente nas paredes do estômago, o que fica mais difícil diagnosticar.

Os sintomas de gastrite nervosa são os mesmos, o paciente reclama de dor no estomago e queimação e podem ser acompanhados de vômitos e náuseas.

Quais as causas da gastrite nervosa?

Quais as causas da gastrite nervosa?

Na gastrite clássica as causas podem ser pela bactéria Helicobacter pylori, uso frequente e prolongado de medicações, como também pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Já na gastrite nervosa a principal causa como o nome já diz são os nervos.

Situações onde está a prova o emocional é a causa da gastrite nervosa.

A gastrite nervosa pode virar um ulcera?

A gastrite nervosa este relacionada a fatores emocionais, não causando nenhum dano a saúde do individuo, o único preocupante é o mal estar no momento da crise e o desconforto que ela representa.  A gastrite nervosa não dana as paredes do estômago por isso não pode virar uma ulcera.

Tratamento para a gastrite nervosa

A gastrite nervosa como informamos anteriormente não traz riscos a saúde, mas pode ser evitada com algumas mudanças nos hábitos cotidianos, como por exemplo:

  • Deixe os hábitos de fumar. Fumar colabora com a produção de ácidos no estômago o que pode piorar as dores causadas pela gastrite.
  • O café piora as crises de gastrite nervosa, por isso evite tomar café nesses períodos.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Evite comer chocolates.
  • Evite ingerir bebidas gasosas como refrigerantes. O gás irrita ainda mais o estômago.
  • Evite situações estressantes (principal para quem sofre de gastrite nervosa).
  • Corte de seus hábitos alimentícios comer alimentos fritos e que contenha gordura.

Tomar leite ameniza a gastrite?

Antigamente era recomendável tomar leite gelado durante uma crise de gastrite.  Acreditavam que o leite gelado ajudava a amenizar as dores provocadas pela gastrite, mas foi comprovado que tomar leite aumenta a acidez no estômago, por isso, para as pessoas que sofrem de gastrite nervosa não é aconselhável tomar leite.

Leia mais sobre a gastrite enantematosa.

O que comer quando sofremos de gastrite nervosa?

Ter uma alimentação sana é recomendado para todos os indivíduos, principalmente se você sofre de gastrite nervosa. Por isso, é recomendável comer durante uma crise de gastrite nervosa o seguinte:

  • Frutas cozidas e sem casca de preferencia.
  • Carne magra cozida ou grelhada.
  • Legumes cozidos com agua e sal.
  • Chá de camomila.

Gostou de nosso texto sobre gastrite nervosa? Espero ter sido o mais esclarecedora possível. Se restarem dúvidas ou tiver alguma crítica ou sugestão para dar, entre em contato através dos comentários abaixo.

10 comments for “Gastrite nervosa – sintomas, causas e tratamentos da doença

  1. humberto trevizani
    25 de dezembro de 2013 at 16:17

    gostaria de saber mais sobre a dieta que devo fazer para melhorar minha gastrite nervosa. Alimentos eu posso ou não posso comer. Obrigado

    • Fernanda Marina
      5 de fevereiro de 2014 at 07:05

      Olá, Humberto…

      estamos elaborando diversos conteúdos aqui para o site. Continue nos acompanhando que traremos muitas informações para pessoas que sofrem de gastrite.

      ABRAÇO

  2. Angela francisca de Almeida
    28 de dezembro de 2013 at 18:21

    Tudo q como me da nausea e vontade de vomitar,quando ando de onibus parece q vou deixar meu estomago no caminho de tanto mau q passo naõ posso nem converçar, Existe algum remedio sem ser o omeprazol e o pantoprazol para tomar?porque sofro com isso desde criança hoje tenho 40anos,naõ cinto dor e nem queimaçaõ

    • Fernanda Marina
      5 de fevereiro de 2014 at 07:04

      Olá Angela… essas suas náuseas podem não ser em decorrência da gastrite. Já fez uma consulta e alguns exames? Um médico bom pode lhe ajudar muito.
      ABRAÇO

  3. Elizabeth
    24 de fevereiro de 2014 at 19:36

    Eu tenho mal estar todas as noites isso pode ser um sintoma?

    BJUS

    • Fernanda Marina
      24 de fevereiro de 2014 at 20:21

      Olá, pode ser desde uma simples azia até uma gastrite. Considere consultar um médico o quanto antes possível. BJ

  4. paixao m.buanamussa
    29 de março de 2014 at 14:38

    Foi um prazer,por dar algum subsidio sobre a fastrite,eu sofro d uma dor adente no estomago,mas nao fui ao medico,para o diagnostico,mas a quem diz que é uma gastrite.

  5. Sulamita
    25 de abril de 2014 at 11:39

    Olá, tenho 21 anos e tenho gastrite nervosa ha mais de 3 anos. Ja tomei varios medicamentos e inclusive fiz tratamento psicológico. Melhoro mas depois de um tempo aparece tudo de novo =( nao sei mais oque fazer.

  6. Thamii
    29 de abril de 2014 at 13:41

    - adooooooorei , ainda nau sei qual er a minha Gastrite , irei faze uma endoscopiia

  7. grasyeli
    5 de agosto de 2014 at 04:01

    Oi sinto um bolo no estomago parece q ele caminha e bate como um coracao e quando sinto esse bolo as veses sinto sensacao d desmaio sera q e gastrite nervosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *