O que é a Gastrite Aguda? Quais suas causas e tratamentos?

Para entender bem o que é a gastrite aguda, antes temos que entender melhor o que é uma gastrite comum.  Ao ingerir algum alimento nosso organismo produz ácidos para fazer a digestão. Esse processo acontece no estômago que é protegido por uma mucosa para evitar inflações e danos nas paredes do estômago. A gastrite nada mais é que uma inflação nessa mucosa do estômago.  Mas o que é gastrite aguda?

O que é a Gastrite Aguda? Quais suas causas e tratamentos?

O que é a Gastrite Aguda?

A gastrite aguda é o segundo estagio da gastrite. Geralmente quando um indivíduo sofre de gastrite e não recebe o tratamento adequado, tende a piorar e agravar a gastrite, tornando essa aguda.

A gastrite aguda é muito perigosa à saúde e bem estar do paciente já que a mesma provoca dores muito fortes e pode ser provável que se desenvolva uma úlcera e até mesmo um câncer de estômago em casos mais graves.

Quais os sintomas da gastrite aguda?

A gastrite aguda pode apresentar com os seguintes sintomas:

  • Falta de apetite
  • Enjoo
  • Dores abdominais fortes
  • Vômitos
  • Inchaços
  • Arrotos e outros.

Quais as causas da gastrite aguda?

Quais as causas da gastrite aguda?

A gastrite de um modo geral pode ser derivada de muitas causas, as mais comuns são:

  • Provocadas pela bactéria Helicobacter pylori
  • Pessoas que sofrem de refluxo biliar
  • Má alimentação
  • Tratamentos prolongados com remédios que fazem danos as paredes do estômago.
  • Consumo de bebidas como café, refrigerantes e álcool em excesso.
  • Fatores emocionais.

Qual o tratamento?

Antes de falar do tratamento da gastrite é importante primeiro saber como diagnosticar a enfermidade.

A gastrite é diagnosticada através de um exame chamado endoscopia. A endoscopia é feita com um aparelho chamado endoscópio que é um tubo flexível que contém microcâmaras em suas extremidades que captam as imagens internas do estômago. O tubo é introduzido pela boca do paciente até o estômago, esse caminho é captado pelas câmeras do endoscópio permitindo que o médico diagnostique a gastrite.

Depois de diagnosticada a gastrite dependendo do grau o médico avaliará qual o melhor tratamento para o paciente.

De um modo geral, a gastrite é tratada inicialmente a base de uma dieta sana e equilibrada. Algumas precauções devem ser tomadas no tratamento da gastrite aguda, para isso algumas coisas devem ser estritamente evitadas, como:

  • Evitar o consumo excessivo de café, álcool e bebidas ácidas e gasosas. Esses tipos de bebidas pioram e complicam mais a gastrite aguda.
  • As pessoas que sofrem de gastrite aguda devem cortar totalmente o vicio de fumar.
  • Em alguns casos, os pacientes que se medicam com remédios que agridem o estômago devem ser temporariamente suspendidos. Em todo caso, o médico irá indicar a suspensão.
  • Evitar comer chocolates
  • Evitar comidas que contenha gordura ou comidas fritas.

Quer saber mais sobre os sintomas, causas e tratamento da gastrite? Confira um vídeo de um especialista que explica detalhe por detalhe sobre a enfermidade, assista a seguir.

É importante saber que a gastrite é uma enfermidade que quando não recebe o tratamento adequado pode agravar, levando até a morte as pessoas. Por isso é importante saber prevenir, cuidar a tratar uma possível gastrite, principalmente quando se trata de uma gastrite aguda. Se você sente algum dos sintomas citados consulte um médico.

6 comentários para “O que é a Gastrite Aguda? Quais suas causas e tratamentos?

  1. Marcia Belmonte
    31 de maio de 2015 at 09:11

    Quase todas as manhãs eu acordo com uma sensação de que as minhas tripas estão todas enroladas como se estivesse dado um no, seguido de fortes dores. Isso pode ser da gastrite?

  2. Matheus Oliveira
    5 de junho de 2015 at 01:48

    A pouco mais de um ano, senti pela primeira vez um desconforto no estomago, e de lá pra cá, só vem piorando cada dia mais, tem dias de um copo d’agua, me dar dores horriveis, já não tomo café, nem chocolates, nem pimenta, refrigerantes, feijão, frituras, nada que ataca, e mesmo assim não consigo cicatrizar meu estomago, nem ao menos consigo dormir de bruços que encomoda muito meu estomago, o que mais devo fazer para consiguir cicatrizar meu estomago?

  3. Norma lucis bomfim
    22 de julho de 2015 at 15:22

    O que gastrite erosiva

  4. sandro lima
    13 de agosto de 2015 at 16:58

    Excelente esclarecimento

  5. daisydepaulo@gmail
    1 de novembro de 2015 at 02:11

    queri saber dr. afinal o que tenho com sinceridade.Pela endoscopia deu bulboduodenite enantematosa moderada com aspecto anatomico e pela colonoscopia deu diverticulos isolados de colon signoide.O que sinto como pouco e minha barriga ja patece que estou gravida(incha bastante) Tenho sintoma que vou explodir parece que estpu gravida de 6a mais meses.AAaum certo tempo ja venho sentindo isso minhas rouppas não cabbem mais pois nâo sei se estou inchada ou gorda.Nunca fui gordaTenho 71anos e me sinto envergonhada.Estão aparecendo manchas na pele.Estou com colesterou 285.minha tiroide tb. esta com problemas e os medicos não me dâo remedio.So uma geriayra que me mandou tomar orosinvastina.Ja est

  6. Josenildo Pereira da Silva
    20 de novembro de 2015 at 01:46

    Gostaria de saber o que vem a ser uma
    rotatoria gastrica?????
    Fico no aguardo……

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *